SCR

ATENÇÃO

Alertamos que a Atria tem sede na cidade de Araucária (PR) e não opera com crédito pessoal e consignado.
A Atria NÃO possui filiais e nem correspondentes autorizados.

Sistema de Informações de Crédito (SCR)

O Sistema de Informações de Crédito do Banco Central (SCR) é um banco de dados sobre operações de crédito, títulos com características de crédito e garantias, contratados por pessoas físicas e jurídicas no Sistema Financeiro Nacional (SFN), seus dados são atualizados mensalmente pelas Instituições Financeiras conforme art. 4º da Resolução 3.658/08 do CMN.

Tem como objetivo prover informações ao Banco Central do Brasil para fins de supervisão do risco de crédito ao qual as Instituições Financeiras estão expostas.

Propicia também o intercâmbio de informações entre as Instituições Financeiras, sobre o montante de débitos e de responsabilidades de clientes em operações de crédito e garantias, auxiliando na gestão de suas carteiras, possibilitando assim a avaliação da capacidade de pagamento dos devedores e diminuindo os índices de inadimplência, visando também à formação de taxas de juros adequadas ao risco de crédito contraído individualmente.

Somente o Banco Central e as Instituições Financeiras que fazem parte do Sistema Financeiro Nacional devidamente cadastrada, podem realizar consultas no SCR mediante prévia autorização específica do cliente.

Os clientes também podem consultar seus dados no SCR, cadastrando-se junto ao site do Banco Central e apresentando documentação solicitada, ou, presencialmente nas Centrais de Atendimento ao Público do BACEN, tendo em mãos a documentação exigida, conforme abaixo.

Pessoa jurídica

a) documento de identificação do representante legal, original ou cópia autenticada;

b) declaração atestando que os documentos apresentados são atuais e representam a verdade dos fatos;

c) documentos da empresa, originais ou cópias autenticadas, conforme o caso:

1) Sociedade Limitada

1.1. Contrato Social e alterações contratuais.

1.2. Certidão simplificada da Junta Comercial, atualizada.

2) Sociedade Anônima

2.1. Estatuto Social.

2.2. Ata da Assembleia na qual os representantes legais foram eleitos.

2.3. Certidão simplificada da Junta Comercial, atualizada.

3) Empresário ou Sociedade Simples

3.1. Registro de Empresário ou o Registro de Sociedade Simples (Certidão de inteiro teor expedida pelo Registro Público de Empresas Mercantis ou de Pessoas Jurídicas).

Mais informações

Para acesso junto ao site do BACEN poderão ser obtidas através do link abaixo

Importante

Somente a Instituição Financeira responsável pela inserção das informações poderá alterá-las ou excluí-las e, na ocorrência de inconformidade constatada pelo cliente sobre operações de crédito lançadas em seu nome, este deverá preferencialmente, solicitar por escrito junto a nossa instituição ATRIA S/A CRÉDITO, FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO, a retificação do(s) registro(s). Se for demonstrado ao cliente que não há incorreção(ões) nos dados registrados no SCR e, ainda assim o cliente não se der por satisfeito, poderá registrar sua reclamação na Central de Atendimento ao Público do Banco Central, ou questionar na esfera judicial o(s) lançamento(s) considerado inexato(s).

As informações disponibilizadas no SCR refletem um período referente aos 14 meses anteriores a data da consulta. Os dados registrados no SCR sofrerão alterações, sempre quando forem processadas pelo BACEN as informações enviadas pelas Instituições Financeiras.

Propicia também o intercâmbio de informações entre as Instituições Financeiras, sobre o montante de débitos e de responsabilidades de clientes em operações de crédito e garantias, auxiliando na gestão de suas carteiras, possibilitando assim a avaliação da capacidade de pagamento dos devedores e diminuindo os índices de inadimplência, visando também à formação de taxas de juros adequadas ao risco de crédito contraído individualmente.

Somente o Banco Central e as Instituições Financeiras que fazem parte do Sistema Financeiro Nacional devidamente cadastrada, podem realizar consultas no SCR mediante prévia autorização específica do cliente.

Os clientes também podem consultar seus dados no SCR, cadastrando-se junto ao site do Banco Central e apresentando documentação solicitada, ou, presencialmente nas Centrais de Atendimento ao Público do BACEN, tendo em mãos a documentação exigida, conforme abaixo.

Dúvidas

(41) 3643 2579

das 8h às 18h, em dias úteis

ou através do nosso e-mail atria@atria-sa.com.br

Sugestões ou reclamações

A ouvidoria está à disposição para atendimento das 8h30 às 17h30, se segunda a sexta-feira, exceto feriados.

0800 727 8133

ouvidoria@atria-sa.com.br

Central de Atendimento do Banco Central do Brasil

0800 979 2345

www.bcb.gov.br